59b2ff0972b9bb65afbfad2bee6c727b - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

Ana, como eu faço para usar vintage sem parecer um personagem de época? Essa é uma pergunta que eu recebo com frequência. Se você gostar muito de uma década e quiser se vestir assim, tudo bem, eu mesma amo parecer que saí de Woodstock, mas eu entendo a pergunta e sei que no dia-a-dia não é possível para a maioria dos mortais se vestir assim. Ao longo dos anos eu tenho incorporado cada vez mais peças vintage no meu cotidiano e eu vou compartilhar alguns artifícios que eu uso para conseguir tornar essas peças mais atuais.

 

IMG 1482 scaled - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

1. Acessórios

Não sabe por onde começar? Comece pelos acessórios: cintos, colares, lenços, bolsas e brincos. Não digo óculos, pois eles carregam muita informação da época que foram criados. Os brincos mais antigos são de pressão, eu não me incomodo com esse fato e até prefiro que os brincos grandes sejam para não rasgar minha orelha. Essas peças em geral têm mais glamour que as bijoux atuais, são mais importantes e levantam qualquer look básico. Os cintos vintage também são muito mais coloridos e criativos dos que vemos nas coleções atuais (próximo post será sobre minhas coisas vintage favoritas), eu amo principalmente as correntarias.

 

87f80c27 fbb0 4d48 a691 87a7e464df5f - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

2. T-shirt

Invista em todas, para mim quanto mais “podrinho” e usado, melhor. Coloque com um jeans ou uma calça de alfaiataria e um blazer por cima e voilá, o look mais perfeito de todos os tempos. Camisetas de banda com qualquer coisa são o perfect match – use só das bandas que você realmente ama, por favor!

 

IMG 0490 scaled - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

3. Mom Jeans

É uma modelagem que foi resgatada e ainda está em alta. As vintage muitas vezes têm cortes mais legais do que as atuais e com precinhos mais amigos. Destaque para os jeans da Yves Saint Laurent espalhados pelo Brasil, com etiqueta. Na época da ditadura nossos mercados estavam fechados para importação, porém marcas como YSL e Balmain vendiam licença para que outras marcas pudessem produzir peças aqui utilizando o label. Muitas dessas fábricas que produziam peças licenciadas fecharam e os estoques remanescentes se espalharam pelos brechós. Acho as modelagens perfeitas.

 

IMG 9723 scaled - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

4.Peças características

Sempre que colocar uma peça muito característica, coloque junto uma bem atual para fazer o contraponto. Eu gosto muito de ombreiras e peças volumosas na parte de cima, então sempre coloco um scarpin bem poderoso e uma calça com informação de moda mais atual.

 

IMG 0521 scaled - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

5. Enjoou e ama a peça?

Reforme. Uma das peças que eu mais uso foi uma necessaire da YSL que eu transformei em uma bolsa apenas colocando uma corrente nas extremidades. Outra peça que eu amo e dei um toque foi uma mom jeans que eu comprei o modelo errado (era um leilão e eu dei lance em outro produto haha), e cortei os bolsos e a barra. Muitas vezes transformo botões vintage que compro no ebay em bijoux – melhor dica: botões vintage no ebay para substituir botões das roupas atuais –  ou troco os botões de algumas roupas para dar um va va voom.

 

IMG 9566 scaled - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

6. Sapatos

Sapatos clássicos da marca sempre são repaginados, porém as peças clássicas, mesmo antigas, continuam charmosas e atemporais.

 

IMG 0495 scaled - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

7. Blazers

Os blazers antigos são minha paixão, eu em particular gosto e uso todo tipo de modelagem, principalmente os oversized. Uma boa dica é acinturar com um cinto para criar uma proporção interessante.

 

IMG 8227 scaled - 8 Dicas de Como Usar Vintage / 2nd Hand sem parecer uma PERSONAGEM DE ÉPOCA

8. Use tudo, desde que você goste

Não importa se não é moda agora, se foi usado há 4 temporadas ou há 40 anos. Te faz feliz? USE. Eu mesma tenho um amor pelo tênis da Isabel Marant de 2012 por mais que eu não veja ninguém usando. Minha over-the-knee me acompanha desde os meus 15 anos e às vezes está na “moda”, às vezes não está, e eu sigo feliz quando uso. O legal é causar um desconforto, uma estranheza nas pessoas.

by Ana Paula Terada

Uma nerd aprisionada em um corpo de fashionista. Começou a carreira no mercado financeiro em 2010 e atualmente atua como portfolio manager. Gosta de ver a vida como arte, seja na maneira de se vestir ou na beleza dos números.

0 Comments

POST A COMMENT