30 Caio Bandeira Renato Navarro - 5 Tendências da Casa Cor para você aplicar na sua CASA
Foto: Casa Cor /Caio Bandeira e Renato Navarro

Semana passada estreou a nova edição da Casa Cor São Paulo e eu já estou doida pra visitar! O tema deste ano é “A Casa Original” e promove uma série de reflexões, dando destaque, principalmente, pelo desejo do retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro. Super atual, né?

A mostra é uma grande referência para profissionais do mercado de arquitetura e design, mas acredito que ela também possa servir de muita inspiração para a nossa própria casa.

Pensando nisso, separei 5 tendências que notei maior presença na mostra e que são super possíveis de aplicar na decoração de casa.

 

CA 6645 1 - 5 Tendências da Casa Cor para você aplicar na sua CASA

Foto: Casa Cor /Casa Olaria, por Nildo José

1. Off White

Apesar da decoração mais colorida ter ganhado grande destaque no último ano, nesta edição é possível ver vários ambientes em que branco e off white são predominantes. A Casa Olaria, assinada pelo arquiteto Nildo José, é caracterizada por uma estética comfy e minimalista e transborda suavidade ao ganhar tons de branco, bege e off white. Essa é uma ótima paleta de cores pra quem quer um clima de calmaria, quase como em um spa, em casa.

 

CA 5885 1 - 5 Tendências da Casa Cor para você aplicar na sua CASA

Foto: Casa Cor / Casa Alma Duratex, por Studio Melina Romano

2. Formas curvas e orgânicas

Sem dúvidas as formas curvas e orgânicas vieram para desbancar as linhas retas esse ano. De cadeiras circulares aos sofás curvilíneos, é possível encontrá-los em peso em diversos ambientes da mostra. Além de transmitirem uma sensação super aconchegante, as formas orgânicas também proporcionam ergonomiae conforto, já que se assemelham às formas naturais do corpo humano. Na foto, a Casa Alma Duarte, por Studio Melina Romano.

 

Erica Salguero renato navarro - 5 Tendências da Casa Cor para você aplicar na sua CASA

Foto: Veja São Paulo / Espaço Kairós, por Érica Salguero

3. Mix de texturas

Misturar texturas na decoração é uma tendência que já vem ganhando força há algum tempo. Elas ajudam a compor o estilo da decoração e acrescentam efeitos visuais e sensoriais ao ambiente. Eu adoro! As texturas podem estar presentes nos móveis, objetos, pisos e paredes. Como no Espaço Kairós, por exemplo, a arquiteta Érica Salguero criou um ambiente que privilegia os sentidos, o bem-estar, as referências afetivas e o resgate da qualidade de vida. Madeira e palha naturais, além da paleta de cores suaves, estão entre as texturas que ela misturou.


20 Gregory Compello MCA Estudio - 5 Tendências da Casa Cor para você aplicar na sua CASA

Foto: Casa Cor / Quarto Noah, por Gregory Copello

4. Slow living

O Slow Living tem como objetivo criar um estilo de vida com mais equilíbrio, paz e direcionado a um modo de consumo sustentável, como no Quarto Noah, ambiente assinado pelo arquiteto Gregory Copello. Segundo ele, a inspiração se deu por meio do conceito que traduz tranquilidade, conforto e descanso, acima de tudo. O uso de tons terrosos e elementos naturais, que fazem do quarto um espaço contemporâneo rústico, tem a função de proporcionar uma conexão com a essência, auxiliando assim na indução ao equilíbrio e à consciência.

 

banheiro tore sabrina gnipper casacor sao paulo 2021 2 - 5 Tendências da Casa Cor para você aplicar na sua CASA

Foto: Casa Cor / Banheiro Toré, por Sabrina Gnipper

5. Artesanato

O artesanato também esteve presente em vários ambientes nesta edição. Das peças artesanais aos tijolos, telhas e elementos decorativos, a beleza do feito a mão e do imperfeito é valorizada nos tecidos, tapetes, texturas, piso e obras de arte. No Banheiro Toré, ambiente assinado pela arquiteta Sabrina Gnipper, são usados elementos rústicos, naturais e indígenas; além de palhas, fibras, pedras e a cor verde para ajudar na sensação de amplitude. A arquiteta propõe resgatar as origens familiares, as ancestralidades através de novas reflexões sobre o morar contemporâneo.

 

Planeje sua visita

Para quem quiser fazer uma visita, a mostra acontece no Parque Mirante, (anexo ao Allianz Parque), de terça a domingo, das 12h às 22h, e fica aberta até 15 de novembro de 2021.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://casacor.abril.com.br/

 

POST A COMMENT