2524c71836adde0f4370db93c5fefcfd - 5 PLANTAS Lindas e Acessíveis para Ter em Casa

Acho que todos nós passamos por mudanças nesses últimos tempos, seja em opiniões, comportamentos e/ou atitudes. E com certeza trouxemos essas mudanças para dentro das nossas casas. Quem por aí também virou mãe de planta ou já era e aumentou ainda mais a coleção das verdinhas pela casa? Mais uma vez batendo na tecla dos desdobramentos da pandemia para a nossa vida e para a nossa rotina…

Além de lindas, as plantas realçam a decoração e por terem preços muitas vezes super acessíveis são ótimas opções para valorizar significativamente os mais diversos ambientes da nossa casa. Muitas plantas são fáceis de cuidar e cultivar, não necessitando de excesso de sol ou de água. Então se você tem medo de ter plantinhas em casa, não tenha! É só seguir algumas poucas regrinhas de cuidado que vai dar tudo certo.

Vale lembrar que ter plantas em casa também tem tudo a ver com bem-estar. Cuidar das plantinhas tem efeitos terapêuticos – comprovados pela ciência – e pode ser um ótimo aliado ao combate do estresse, além de funcionaram como purificadoras do ar e limpadoras de energias do ambiente. Incrível né?

Mas talvez você já saiba tudo isso e tenha apenas receio de qual planta escolher e como cuidar. Para te incentivar, montei um pequeno guia para te ajudar a escolher e cuidar de plantas para o interior da sua casa, sem stress e com muito amor.

Foto 1 - 5 PLANTAS Lindas e Acessíveis para Ter em Casa

Foto via Pinterest

1. Jibóia

Linda e cheia de charme, por ser uma planta planta trepadeira, a jibóia cria esse efeito cascata, deixando qualquer ambiente mais vivo e alegre. Em ambiente externo ela se desenvolve rapidamente, podendo se transformar em uma linda cerca viva. Já no interior da casa essa planta fica pendurada e fica incrível em uma estante, prateleira ou em cima da geladeira ou de algum armário.

Como cuidar: a Jibóia gosta de água e calor, então a manutenção exige algum cuidado. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno.

 

Foto 2 - 5 PLANTAS Lindas e Acessíveis para Ter em Casa

Foto via Pinterest

2. Figueira de Lira Baby.

Semelhante a Ficus Lyrata convencional, sua versão baby é mais compacta e ideal para espaços internos. As folhas escuras se desenvolvem bem próximas umas das outra, formando algo que lembra um instrumento de cordas lira e, por isso, recebe esse nome. Fica muito bem na sala, de preferência num cantinho que não recebe luz direta do sol. Para completar, um cachepot de juta ou sisal e sua sala ficará despretensiosamente chic.

Como cuidar: a figueira de lira não gosto ambientes muito secos, e gosta muito de luz indireta. Regue-a de duas à três vezes por semana.

 

Foto 3 - 5 PLANTAS Lindas e Acessíveis para Ter em Casa

Foto: Sight Unseen 

3. Costela de Adão

Se tem uma planta que nos faz pensar num país tropical, é a Costela de Adão. A planta recebe esse nome pelo seu formato, com recortes semelhantes às costelas do corpo humano. É uma planta de porte maior, que fica linda para uma sala e a sua maior vantagem é a facilidade de adaptação em ambientes internos e a facilidade com os cuidados. Definitivamente uma planta para amar e ter em casa.

Como cuidar: a Costela de Adão gosta de luminosidade, porém com sol indireto e deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno.

 

Foto 4 - 5 PLANTAS Lindas e Acessíveis para Ter em Casa

Foto via Pinterest

4. Maranta Cascavel.

Diferentona e cool. A Maranta Cascavel tem folhas lindas, que mais parecem uma aquarela com riqueza de cores e texturas. É uma planta que não é de grande porte, atingindo até 60 cm de altura e por isso fica linda em qualquer ambiente.

Como cuidar: esta é uma planta que gosta de sombra, por isso busque na sua casa um cantinho com luz difusa. Regue-a três vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e duas vezes no inverno.

 

Foto 5 - 5 PLANTAS Lindas e Acessíveis para Ter em Casa

Foto via Pinterest

5. Pacová

Uma planta como nome esquisito que vai bem em qualquer ambiente interno. Essa é a Pacová, uma planta nativa de mata atlântica que gosta de ficar debaixo de árvores, então obviamente gosta de uma bela sombra. Tem folhas grandes e brilhantes que parecem mais estar enceradas de tão lindas. Uma planta que se encaixa bem em qualquer ambiente interno.

Como cuidar: o pacová consegue armazenar água, graças ao seu caule e por isso não precisa ser regado muitas vezes, apenas uma vez na semana já é o suficiente. A planta gosta de luz indireta, sendo então indicada para ambientes com meia sombra. Para deixar as folhas sempre lindas, passe um paninho seco para tirar o pó que acumular.

 

Foto 6 - 5 PLANTAS Lindas e Acessíveis para Ter em Casa

Foto de @apartamentodetres para Lolla

 

E para terminar uma dica extra de decor. O livro “The Little Book of House Plants and Other Greenery” de Emma Sibley te ensina a cuidar de uma gama de plantas, mais precisamente 60 diferentes variedades das mais populares. O legal é que ele inclui detalhes sobre tamanho das plantas, dicas de rega e cuidados em geral. E para completar tem fotografias lindas e fica uma lindeza na decoração da casa.

 

Nos contem nos comentários qual planta vocês amam ter em casa.

by Patrícia Oliveira

Apaixonada por decoração e achadinhos, mora em Lisboa e é criadora de conteúdo para o Instagram, Apartamento de Três.

0 Comments

POST A COMMENT