5 Dicas para um Home Office Saudável (de quem já está há 6 anos nesse formato – e ama!)

49733219 24d1 43da 854e 56dac1e83a94 - 5 Dicas para um Home Office Saudável (de quem já está há 6 anos nesse formato – e ama!)

Eu AMO trabalhar em casa – já estou nesse formato há seis anos e não me imagino mais trabalhando todos os dias dentro de um escritório. Mas no começo a adaptação não foi tão simples e, justamente por isso, acho que agora algumas pessoas podem estar enfrentando alguma dificuldade, ainda mais por ser algo “forçado” nesse momento.

Eu tive uma carreira corporativa por 15 anos antes de me tornar consultora. E, nos primeiros dias dessa nova fase, o que mais me incomodava era a solidão: não durante o expediente, pois eu continuava tendo contato com clientes e fornecedores diariamente, mas nos momentos mais “sociais”, como o horário de almoço. Lembro até hoje da minha tristeza no primeiro fim de ano sem uma “festinha da firma” para ir.

Outro ponto crucial realmente é a produtividade: são muitas tentações! Desde a Netflix até as tarefas de casa, passando por educar as pessoas que vivem conosco sobre o fato de que, sim, estamos em casa, mas trabalhando. Quando temos mais flexibilidade em relação à nossa agenda, nem sempre é simples fazer as escolhas mais eficientes.

Pensei então em cinco dicas para ajudar de alguma forma a quem, nesse momento, se viu obrigada a adotar o home office e ainda está em adaptação:

49733219 24d1 43da 854e 56dac1e83a94 - 5 Dicas para um Home Office Saudável (de quem já está há 6 anos nesse formato – e ama!)

  1. Vista-se para o trabalho. É claro que você não precisa de uma produção completa com salto e tudo, mas tirar o pijama (ou a roupa de academia) é um sinal que você manda para o seu cérebro e que fará total diferença na sua atitude. Lembro que uma vez minha cunhada riu porque eu até passo blush – e sim, esse é um pequeno ritual que faz com que eu me sinta pronta para o dia. Estar vestida para trabalhar faz com que nossa postura – e, consequentemente, nossa produtividade – mude. 

8d1de1bf a6a3 4bbf a895 058dcbe53945 - 5 Dicas para um Home Office Saudável (de quem já está há 6 anos nesse formato – e ama!)

  1. Monte o seu “escritório”. É claro que nem todo mundo tem um espaço perfeito e pronto para o trabalho em casa, mas vale a pena achar um cantinho e torná-lo o mais agradável possível (e, de preferência, que não seja sua cama nem o sofá – até por questões ergonômicas). Aliás, para quem usa notebook, vale muito investir naqueles suportes que deixam a tela na altura dos olhos. Isso evita dores e, como não sabemos até quando vai a quarentena, não dá para arriscar a saúde. Coloque uma plantinha, um porta-retrato ou outros elementos que te tragam alegria – isso também manda um sinal importante para o nosso cérebro.

(Aliás, aqui vai uma dica: os produtores de flores que vendiam no Ceasa, em SP, estão passando por um momento super difícil. Eles criaram um site para vender as flores a preços de custo e entregam na sua casa com todo o cuidado necessário para o momento: https://mercadaodasfloresonline.com.br/. Ter flores por perto sempre torna tudo mais leve e feliz!).

8810c388 d7d1 4b06 aa07 59d0d08092ac - 5 Dicas para um Home Office Saudável (de quem já está há 6 anos nesse formato – e ama!)

  1. Tenha uma rotina. Por mais que em casa os horários sejam mais flexíveis, é importante ter uma rotina definida e que funcione melhor de acordo com o seu estilo de vida. Eu, por exemplo, sou muito mais produtiva no período da tarde, então prefiro concentrar as tarefas mais complexas nele. E, claro, tenha hora para almoçar e, principalmente, para parar de trabalhar. Minha rotina inclui ainda espirrar um spray de ambiente com óleo essencial antes de começar a trabalhar. Esse é mais um sinal para o meu cérebro: tanto de prazer, pois amo cheiros bons, como de que agora começa um momento de foco e concentração. Crie seus próprios rituais – eles fazem diferença!
  2. Use a “Técnica Pomodoro” ou alguma outra que te ajude a ser mais produtiva. Algumas pesquisas mostram que, quando estamos no meio de uma tarefa importante, qualquer interrupção faz com que percamos o foco e, consequentemente, o fluxo, atrasando aquela entrega. Eu confesso que as notificações do celular muitas vezes me irritam justamente por isso: estou no meio de uma tarefa estratégica e o celular apita com uma mensagem que não é urgente. Não lembro onde eu vi a dica do app “Be Focused” – ele propõe um aumento de foco baseado num método simples de gerenciamento de tempo chamado “Pomodoro”. Você escolhe uma tarefa a ser desenvolvida e configura o timer para 25 minutos. Durante esse tempo, você irá trabalhar com foco total, sem nenhum tipo de distração. Depois desse período, você faz um intervalo de 5 minutos. E recomeça. A cada 4 ciclos, faz uma parada maior de 15 minutos. Parece algo fútil, mas confesso que mudou minha vida. No começo eu ficava meio em pânico por colocar o celular em modo avião por 25 minutos, mas depois você vê que ninguém morreu e tudo bem!
  3. Socialize como e quando for possível. Algumas amigas me falaram que uma das coisas mais difíceis dessa quarentena tem sido o sentimento de solidão. Por mais que tenhamos a família conosco e videoconferências diárias de trabalho, eu também tive essa sensação quando comecei a fazer home office. Crie momentos sociais colocando a tecnologia a seu favor: marque happy hours virtuais com as amigas, se inscreva em cursos e treinamentos com grupos ao vivo, entre em um clube do livro ou faça qualquer outra atividade na qual aconteça uma troca. Opções não faltam; pelo contrário: são inúmeras. Escolhe a que faça sentido para você e não se isole virtualmente.

E vocês, já se adaptaram ao home office? Estão sentindo alguma dificuldade?

P.S. How to Home Office and The Home Office Workwear: I am Always Dressed for Skype, Better yet, Instagram Stories.

Avatar

by Dani Trolesi

More than 18 years of experience in Corporate Communications and Branding for major companies such as Nextel, Accenture and Banco Santander. Owner at Fortius Comunicação e Reputação. Passionate about travel, books, yoga and dogs.

POST A COMMENT