day trips Lisboa
Foto: Marina Camargo

Hi Lollas! Que tal aproveitar sua visita a Lisboa para explorar a região? Deixo aqui a minha sugestão de 3 daytrips (e uma bônus!) para desfrutar o que tem de melhor a menos de duas horas da capital portuguesa.

 

1. Sintra

Conhecida como a vila mais romântica de Portugal, Sintra é encantadora. Cheia de palácios, história e gastronomia é um passeio que agrada a todas as idades e pode ser uma excelente escolha para quem busca opções de daytrips nos arredores de Lisboa. Seja de trem ou de carro o trajeto é curto, rápido e te leva direto para um conto de fadas. Por isso, a dica se for de carro é visitar primeiro os palácios mais afastados e depois deixar o veículo na entrada da cidade. O centro histórico é charmoso, porém pequeno e o passeio a pé dá um gostinho ainda mais especial para a cidade.

Os três principais palácios de Sintra são: Quinta da Regaleira, Castelo dos Mouros e Palácio Nacional da Pena. Todos são lindos, mas muito diferentes entre si. Ao meu ver, visitar os três em um único dia é muito corrido e não permite desfrutar de tudo que eles têm a oferecer.

 

Palácio Nacional da Pena

É o mais famoso e foi o primeiro palácio no estilo arquitetônico romântico da Europa, além de patrimônio mundial da UNESCO, foi considerado uma das 7 maravilhas de Portugal e é o mais visitado do país. Na minha opinião o parque e pátio do palácio são mais bonitos que o seu interior, por isso recomendaria a visita apenas a essa parte para poder aproveitar um pouco mais a cidade.

 

Castelo dos Mouros

Tem a arquitetura medieval e sua construção é datada do século VIII. A para a cidade é linda, além de ser prato cheio para amantes de história, mas, ao meu ver, é menos atrativo que seus “vizinhos”.

 

Quinta da Regaleira

Finalmente, o meu preferido. Um lugar que sempre sonhei em conhecer e que supera absolutamente todas as expectativas. “Mad and magic, like life itself” é a descrição mais acurada que consigo dar. Um conto de fadas da vida real, onde nada é “só” o que parece. Cheio de mistérios, simbologias, natureza e arquitetura espetaculares. Na minha opinião a parte mais gostosa do passeio é ir se surpreendendo e descobrindo os segredos da Quinta da Regaleira all by yourself.

Não posso, contudo, deixar de alertar quem for visitar para observar os jardins: perto do palácio são super bem cuidados e quanto mais se afastam dele e se aproximam dos poços, labirintos y otras cositas más, mais selvagens se tornam, misturando-se com a vegetação nua e crua e da região.

Como em toda cidade portuguesa, Sintra tem os seus doces tradicionais: os travesseiros e as queijadinhas. O melhor lugar para experimenta-los é a Casa Piriquita, que existe desde 1862.

Para um almoço descontraído ou petiscos ao longo do dia a minha sugestão é o charmoso Tascantiga

 

2. Évora

Évora é a única cidade portuguesa membro da “Rede de Cidades Europeias Mais Antigas”. Fundada em 1.166, fica localizada na região do Alentejo – depois do Tejo – e o seu centro é um verdadeiro museu a céu aberto. A forma mais rápida de ir até Évora é de carro, mas também tem acessos de trem ou de ônibus para quem busca opções de daytrips perto de Lisboa. Dentre seus marcos históricos merecem destaque, e a sua visita, o Templo Romano, a Sé Catedral, a Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos. A última, sem dúvida, é imperdível. Um lembrete de que a vida é curta e que delas não levamos nada.

O doce típico da cidade é a Encharcada de Évora, esse é para as formigas de plantão, delicioso, mas sugiro um copo de água geladinha para acompanhar.

A pastelaria – ou confeitaria no nosso português – mais tradicional é a Pão de Rala. A sugestão para petiscar e experimentar um delicioso vinho do Alentejo é o Piparoza Boutique Bar.

 

3. Almada

A vista mais bonita de Lisboa é de Almada, que fica, literalmente, do outro lado da ponte 25 de abril. O acesso a cidade pode se dar de carro ou de barco. O segundo, claro, é um passeio por si só, mas a vantagem do carro é que te permite explorar mais a cidade. Então, de carro ou de barco, Almada é um passeio imperdível para quem busca daytrips por Lisboa.

Os pontos de interesse, ao meu ver, são o Cristo Rei – a.k.a. a melhor vista de Lisboa -, o Convento dos Capuchos e alguma das praias da Costa da Caparica.

Os restaurantes que merecem sua visita são os disputados Atira-te ao Rio e o Ponto Final, que foi até cenário para La Casa de Papel. Os dois são grudadinhos e a margens do Tejo, no Cais do Ginjal. Meu favorito pessoal é o Atira-te ao Rio. A dica master é fazer reserva com bastante antecedência, principalmente no verão, e aproveitar para curtir um pôr-do-sol inesquecível.

Essas são as melhores daytrips nas proximidades de Lisboa e, conforme prometido, o grande bônus é Cascais, que já foi pauta aqui no Lolla: LOLLA CITY GUIDE: UM DAY TRIP PARA CASCAIS

 

Have fun!!!

by Marina Camargo

A rebel at heart mais metódica e by the book que você vai conhecer. Uma curitibana morando em Lisboa, de onde compartilha suas muitas paixões em seu instagram.

0 Comments

POST A COMMENT