10 LUGARES PARA VISITAR EM PORTO
Foto: @_marinacamargo

Guess what? Estou de volta para compartilhar meus spots preferidos no Porto. Da ponte D. Luís I ao Café Majestic, saiba como aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.

Porto está na costa noroeste de Portugal, às margens do rio Douro, que é importantíssimo para a produção do mundialmente conhecido vinho do Porto. O seu centro histórico foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 1996. Suas ruas pequenas e de pedras tem muita história para contar e o melhor da gastronomia portuguesa para oferecer.

Mini contexto histórico feito, vamos para a prática… por onde começar a explorar a cidade que deu nome a Portugal? Vou compartilhar aqui meu 10 spots preferidos:

 

1. Livraria Lello

Construída em 1906, é considerada a “livraria mais linda do mundo”. Do prédio no estilo neogótico, passando pelos vitrais coloridos e a imponente escada, faz jus ao título. A Livraria Lello tem livros raros, antigos, contemporâneos e também a “The Collection”, reedição de clássicos da literatura mundial, especialmente encadernados por eles e com prefácios mega especiais. A entrada na livraria é paga, mas você pode utilizar o voucher como desconto em qualquer compra. A minha dica é escolher um livro da “The Collection” e levar para casa uma lembrança dessa livraria tão única.

Endereço: Rua das Carmelitas, nº 114, Porto

Lolla PRO Tip: a fila para comprar o ingresso é imensa, mas você pode otimizar seu tempo comprando online (www.livrarialello.pt).

 

foto1 434x600 - 10 Lugares para Visitar em PORTO, por nossa colunista em Portugal

2. Capela de Santa Catarina (Capela das Almas)

Revestida por mais de 15 mil azulejos que representam os passos da vida de São Francisco de Assis e Santa Catarina é de encher os olhos de qualquer um, independente da fé. Os melhores horários para visitar são no começo do dia e no início da noite, quando a rua estará mais vazia.

Endereço: Rua de Santa Catarina, 428, Porto.

 

3. Café Majestic

Sabe a sensação de ter voltado no tempo? É exatamente esse o sentimento ao passar pela majestosa porta de entrada. Assim como o Cafe de Flore está para Paris o Café Majestic está para o Porto. Já recebeu em suas pequenas mesas a elite intelectual portuguesa e mundial. Minha sugestão é o “Chá à Majestic”, servido aos finais de tarde como toda a pompa e circunstância da Belle Époque.

 

4. Jardins do Palácio de Cristal

Saído diretamente de um conto de fadas, com lindos jardins e moradores ilustres (pavões, andorinhas, patos e borboletas), é uma pausa deliciosa ao longo do dia. Na minha opinião uma das vistas mais bonitas do Porto está no cantinho inferior esquerdo do final do jardim. Thank me later!

Endereço: R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto

 

foto2 480x600 - 10 Lugares para Visitar em PORTO, por nossa colunista em Portugal

5. Ponte D. Luís I

Construída entre 1881 e 1886 liga a cidade do Porto à Vila Nova de Gaia. Em cima da ponte há espaço para fazer a travessia a pé ou de metrô. A minha recomendação é, sempre que possível, desfrutar as cidades caminhando. Não posso, contudo, deixar de mencionar que é considerado um dos trechos e metrô mais bonitos do mundo.

6. Pôr do sol na Vila Nova de Gaia

Já seguindo a dica anterior, após a travessia, sugiro aproveitar a minha vista preferida do Porto no pôr-do-sol: Jardim do Morro, acompanhado de uma tacinha de vinho. Passe em uma “garrafeira” local e escolha seu rótulo de preferência.

Endereço: Jardim do Morro, 4430-210 Vila Nova de Gaia

Lolla PRO Tip: chegue cedo para garantir o seu spot de preferência. O jardim é disputadíssimo, principalmente no verão.

 

7. Restaurante Terra Nova

Culinária portuguesa contemporânea, sem deixar a tradição de lado. O restaurante Terra Nova tem localização privilegiada e pratos deliciosos. A massada de bacalhau merece destaque.

Endereço:Cais da Ribeira, 34, 4050-510 Porto

Lolla PRO Tip: indispensável fazer reserva. Aproveite e peça uma mesa com vista do Rio Douro.

foto3 558x600 - 10 Lugares para Visitar em PORTO, por nossa colunista em Portugal

8. Cais da Ribeira

Como o próprio nome já diz, é a zona que fica à margem do Rio Douro. Cheio de lojas, restaurantes e café é um lugar delicioso para se perder e se surpreender pelas ruas estreitas. Vista seus walking shoese have fun!

 

9. Palácio da Bolsa

É o local onde acontecem os eventos oficiais do Porto. Se a rainha Elizabeth, por exemplo, for ao Porto é lá que ela será recebida. O edifício no estilo Neoclássico é um prato cheio para os amantes da arquitetura e os suntuosos salões são encantadores. Nem todos os ambientes podem ser fotografados, mas garanto que o registro na memória será para sempre.

Endereço: Rua Ferreira Borges, 4050-253 Porto

 

foto4 480x600 - 10 Lugares para Visitar em PORTO, por nossa colunista em Portugal

10. Café Santiago

Quem vai ao Porto não pode ir embora sem provar duas coisas: o vinho e a Francesinha. A mais famosa (e que faz jus ao hype) é a do Café Santiago. É basicamente um mega sanduíche, recheado com vários tipos de carne, coberto com queijo derretido, ovo e um molho levemente picante. É pesado, mas delicioso, sugiro dividir com a sua companhia para mais tarde poder desfrutar uma sobremesa

Endereço: R. de Passos Manuel 226, 4000-382 Porto

 

Espero que tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis na próxima visita ao Porto. See you soon!

 

LEIA TAMBÉM: Road Trip pela Costa de PORTUGAL

by Marina Camargo

A rebel at heart mais metódica e by the book que você vai conhecer. Uma curitibana morando em Lisboa, de onde compartilha suas muitas paixões em seu instagram.

0 Comments

POST A COMMENT